terça-feira, 9 de setembro de 2008

Impressões e lições do Intercom 2008

Olá, como sugere a "cartilha" dos blog, vou tentar ser breve. Nosso objetivo no Congresso de Comunicação foi apresentar o artigo A busca de um novo sentido para ver e ouvir na construção audiofotográfica, e apresentar o projeto Mostra Caixola - Projeções audiofotográficas. A primeira aconteceu na noite de quinta-feira, dia 04, tivemos cerca de 11 apresentações distribuidas em dois GTs, nos enquadrávamos no GT audiovisual.
Fui o terceiro a apresentar, confesso que estava ansioso, pois nunca tinha passado pela experiência, porém, diante dos dois trabalhos anteriores fiquei bem tranquilo. Estes trabalhos foram apresentados por alunos ou recém-formados, mas que independente de suas condições apresentaram temas complexos demais para o tempo, cerca de 15 minutos. Na minha vez apresentei o artigo no melhor estilo econômico, fiz com que sobrasse tempo ao final, pulando slides e tentando tornar a linguagem audiofotográfica algo mais simples possível, não foi fácil. Puder perceber que muita gente interessou-se pelo tema, mas a maioria nunca havia ouvido falar sequer na Magnum!!
Assisti as demais apresentações da noite, pois somente após é que aconteceria o debate e esclarecimento das possíveis dúvidas. Surpresa, fui bombardeado de perguntas, mais curiosidades sobre o projeto que discussão ou considerações sobre o tema apresentado. Moral da história: todos devemos escrever artigos, sem medo, não há segredo, é mais difícil escrever que apresentar. Aos alunos, o negócio é pedir a orientação dos professores e encarar, nossos alunos têm condições sim de apresentar bons trabalhos, o que falta é estímulo tanto dos estudantes quanto dos professores.
Sobre o prêmio nacional do Expocom, categoria Áreas Emergentes, infelizmente não vencemos, perdemos para o projeto Café com Papo, da UFV (Universidade Federal de Viçosa). Na minha opinião duas coisas foram determinantes para o inssucesso, eu fui o único professor a apresentar um trabalho em toda a manhã (entre 4 categorias diferentes, na sala em que estávamos), algo que antecipei ao nosso grupo antes de sair de Curitiba. O outro fator foi a qualidade do projeto vencedor, um bom projeto, que está no seu terceiro ano de vida, já contando com apoio da Petrobrás e aprovado em lei de incentivo no valor de 150 mil reais. O que me faz pensar que projetos precisam de boas idéias, apoio institucional, visão, patrocínios
e empenho dos envolvidos, outro fator que deu gosto de ver no grupo vencedor!! Mais uma vez, o que disse ao vivo diante de todos, parabéns ao Café com Papo!!
A nós, resta trabalhar duro, não esperar as ajudas do céu, e cruzar o dedo para que o patrocinador da edição de 2008 apareça. Obrigado a todos aqueles que torceram e que de alguma forma emanaram as mais positivas energias!!

Para quem quiser saber mais sobre o Café com Papo:
www.cafecompapo.ufv.br

Até o próximo,