sábado, 5 de dezembro de 2009

Primeira noite de projeções da Mostra Caixola 2009

Expectativa define bem o sentimento de muitas pessoas envolvidas com o projeto. Nesta terceira edição existem novos desafios e isso traz o mesmo sentimento até para a comissão organizadora. Este ano em parceria com a UniCultura, conseguimos o Prêmio Ponto de Mídia Livre, do governo federal, imprescindível com a necessidade de profissionalizar o evento, mesmo assim não foi fácil conseguir um espaço, não foi fácil encontrarmos parceiros, nunca é fácil motivar as pessoas a participarem do projeto que "você" acredita!!
De qualquer forma, assumimos o risco de alterarmos o formato da projeção, em busca da "qualidade" disponível nas maioria das câmeras digitais. O formato HD, melhora muito a projeção, e traz uma visualidade bastante interessante para uma "fotografia". Experiência que sempre fez parte de nossos principais objetivos, além de dar visibilidade a novos autores, anônimos na sua maioria, ainda...! Criamos a categoria Montagem, para valorizarmos os trabalhos que se utilizam de fotografias não próprias para criar uma narrativa, porém sem podermos premiar porque já tínhamos o compromisso com as duas principais categorias Livre e Acadêmica. Mas diante do baixo número de inscritos a organização preferiu adiar a data das exibições de duas categorias, para que os próprios vencedores sejam "projetados" com mais força e responsabilidade. O que nos faz pensar também em abrir o projeto para todo o Brasil para termos mais participantes.
Quanto aos trabalhos, muitos temas, diferentes linguagens e estilos, que passaram pelos olhos das feras, Osvaldo, Anuschka e Eduardo, e que hoje será projetado naquela telona branquinha da Cinemateca. Ninguém viu ainda...to indo pra lá fazer o primeiro teste.
Nos vemos logo mais...obrigado!!

André Zielonka