segunda-feira, 8 de junho de 2009

Concursos: de A à Z

Nos último dias recebi alguns e-mails sobre concursos de fotografia. Imagino que algumas pessoas enviam-me pois vêem a possibilidade de eu divulgar ou participar; outros escrevem-me pedindo uma opinião e é sobre isto que gostaria de deixar o registro neste humilde espaço.
Um dia, o grande fotógrafo Zig Koch, paranaense, entre os maiores fotógrafos de natureza do mundo, aqui de Curitiba, alertou-me sobre o "perigo" de certos concursos que aparecem. Muitos deles, com uma boa ação de marketing, oferece uma oportunidade de visibilidade ao(s) vencedor(es), o que nem é sempre interessante. Com um pouco mais de atenção vamos ao regulemanto para procurar os detalhes, como prazos, temas, premiação e supresa...além de NÃO "darem nada" colocam um super parágrafo avisando o vencedor que terá que ceder todos os direitos da imagem, em troca, aparecer na página de uma revista, fornecer a imagem p/ campanha publicitária e outras divulgações da própria empresa.
Este foi um dos cuidados principais quando eu estava formatando o projeto Mostra Caixola., dar um bom prêmio e não criar "bancos" de imagem gratuitamente através de falsos concursos.
Então, como alguém me alertou um dia, deixo o recado para os outros, nem sempre vencer um concurso é vantagem, você pode ter que abrir mão dos direitos daquela foto que tanta adora.
Olho aberto, sempre!