sábado, 25 de outubro de 2008

Seguindo com as dicas


Espero que aqueles que têm acompanhado o blog do projeto estejam aproveitando as dicas que são fruto de alguns anos de pesquisa, análise e curtição de diversos sites que apresentam a fotografia dentro da proposta de "narrativa visual" em plataformas multimidia digital.
No programa das aulas de Fotojornalismo apresento aos alunos, como extensão desta atividade, o fotodocumentarismo "contemporâneo". E as apresentaçoões, os modelos, vêem de trabalhos disponíveis na internet de agências como a Magnum, a VII Photo, Oeil Public e outras. A constatação é o quanto estas empresas dominam e investem na linguagem multimídia, levando-nos sempre a reflexões em torno do papel que o "novo" fotógrafo de assumir diante do cenário de consumo atual. Seria um papel ainda mais eletrônico pela imposição do meio digital, como os computadores? Pois, só no Brasil são mais de 32 milhões de usuários de internet, cerca de 21% da população nacional (dados do IBGE, Pnad 2005). Fato é que a fotografia, principalmente o fotojornalismo assimilou rapidamente a tecnologia digital, porém nas páginas dos jornais, de efetivo, pouca coisa mudou. Ao passo que na internet muita coisa está sendo experimentada e já desenvolvida aproveitando as vantagens do meio eletrônico. É diante deste cenário, que dava pistas de suas mudanças por volta de 2000, o que prova a velocidade destas alterações cada 5, 3 anos.
Deixo os links de dois trabalhos da Magnum in Motion para que percebam como esta linguagem tem sido explorada e difundida, trazendo inspirações e reflexos até mesmo para o site de grandes jornais diários internacionais. O primeiro, sobre o desastre ocasionado pelo Katrina, logo no início das atividades multimídia da agência, já o segundo, um trabalho recente, One Planet, One Chance, sobre as alterações climáticas mundiais. Vale lembrar que apesar de aperecerem imagens em movimento, vídeos, estes não são aceitos como elemento de nosso concurso...ainda!!
Vejam quantos possibilidades se abrem àqueles que dominam principalmente as ferramentas de edição.

http://inmotion.magnumphotos.com/essay/one-planet-one-chance

http://inmotion.magnumphotos.com/essay/katrina

Abraço,

André

4 comentários:

mentedividida disse...

Oi Andréeeeee!

Gostei tanto do video de sexta
(inmotion) que ja mostrei pra minha
familia inteira, rsrs
Muito legaaaaL! xD

Abraço

Anônimo disse...

Olá pessoal do caixola!
Estou com uma dúvida e gostaria de saber se vocês podem me responder.
Tenho feito algumas experiências com minha digital. Faço uma sequência de fotos que resulta num movimento parecido com a de uma filmadora. Será que essa linguagem é permitida no caixola?
Obrigada

Unknown disse...

É por essas e outras que eles são reconhecidos como "vanguardistas" como vc mesmo disse, né André?!

Muito bons mesmo...

Até!

André Zielonka disse...

Vou postar um comentário para responder a dúvida do nosso amigo(a) acima. Sim, esta linguagem é permitida na mostra, mas importante frisar que vc deve deixar claro que são fotografias e não imagem em movimento.
Boa sorte!!